Palmeiras enterra traumas, empata com o Coritiba e é campeão invicto da Copa BR


Acabou o sofrimento, torcedor palmeirense. Na noite desta quarta-feira, o Palmeiras enterrou seus traumas dos últimos 12 anos sem títulos nacionais, apagou da memória a derrota por 6 a 0 em 2011, e conquistou a Copa do Brasil pela segunda vez em sua história.
O adversário não poderia ter sido mais simbólico: o mesmo Coritiba que humilhou os palestrinos no ano passado. A final foi sofrida, com muita pressão no Couto Pereira e os paranaenses saindo na frente, com Ayrton, aos 16 minutos do segundo tempo.

Marcos Assunção, porém, voltou a decidir: foi dele o cruzamento na cabeça de Betinho, o desconhecido atacante que se tornou o herói improvável dos palmeirenses. No final, o 1 a 1 acabou com o jejum de títulos nacionais do Palmeiras, campeão da Copa do Brasil 2012.
O atacante Luan, se lesionou logo após entrar em campo, ainda deixou a imagem para os torcedores se emocionarem. A imagem do jogador se arrastando em campo, com a coxa direita dilacerada, e marcando os zagueiros do Coritiba, foi a marca deste Palmeiras guerreiro que conquistou o título da Copa do Brasil mesmo com todas as lesões e suspensões no caminho.
O jogo 
Como era de se esperar, a partida começou nervosa, e a primeira falta aconteceu logo aos 2s. O Coritiba acionava Rafinha, que voava pela lateral e criava as principais chances do time da casa. Com a vantagem de dois gols, o Palmeiras tratava de se segurar e só sair nos contra-ataques. Aos 12min, em uma boa puxada pela esquerda, o time paulista fez boa troca de passes na área do adversário e o ala Juninho chutou para grande defesa de Vanderlei. A partida seguia pegada e o árbitro Sandro Meira Ricci não titubeava em mostrar cartões amarelos depois de entradas mais ríspidas. Em uma das faltas que marcou, aos 19min, Marcos Assunção cruzou na área e Betinho, completamente livre, perdeu grande chance quase na pequena área do Coritiba.
Betinho comemora gol do Palmeiras que esfriou a reação do Coritiba. Foto: Gazeta Press
1/20
Após levar pressão, o Coritiba voltou ao ataque e conseguiu boa falta na entrada da área, após Sérgio Manoel ser derrubado. O chute de Éverton Ribeiro, porém, explodiu na barreira e foi para fora. A resposta palmeirense veio com Marcos Assunção, que cobrou falta de muito longe e deu grande susto no goleiro Vanderlei. O jogo era emocionante, e o time paranaense perdeu sua melhor chance aos 28min: após bobeada de Thiago Heleno, Éverton Costa ajeitou com perfeição para Rafinha, que chegou batendo de primeira e tirou tinta da trave de Bruno. A equipe visitante tentou pouco depois, mas o chute de Mazinho saiu à direita da meta curitibana.
No final da primeira etapa, a intensidade da partida e o gramado pesado pela chuva que caiu na capital paranaense durante todo o dia começaram a fazer vítimas: Thiago Heleno sentiu a coxa e deu lugar a Leandro Amaro na zaga. Controlando a pressão do time anfitrião, o Palmeiras tentava manter a bola no campo de ataque, com Mazinho e Juninho trocando passes, mas a marcação coxa-branca era implacável. No ataque, contudo, o Coritba já não chegava com a mesma intensidade, e o Palmeiras apenas controlou para levar o 0 a 0 para o intervalo, após dois minutos de acréscimo.
Vipcomm
Juninho foi um dos melhores pelo Palmeiras
No 2º tempo, o Coritiba voltou com Ayrton no lugar de Jonas e logo tratou de partir para cima em busca dos gols que precisava. A equipe paranaense abusava dos chuveirinhos na área, deixando Maurício Ramos e Leandro Amaro de cabeça inchada. Felipão respondeu lançando Luan, recuperado de lesão, no lugar do inoperante Daniel Carvalho. Apesar da alteração ter sido feita na linha de frente, a proposta da alteração era clara: usar o pulmão do atacante para marcar as laterais do adversário. O técnico Marcelo Oliveira, então, fez alteração decisiva: colocou Lincoln, que entrou e logo foi derrubado próximo à área. Ayrton cobrou falta com perfeição e abriu o placar no Couto Pereira.
A torcida coxa-branca, porém, nem teve tempo para comemorar a vantagem. Marcos Assunção, sempre ele, cruzou na medida para Betinho, o herói improvável, cabecear no canto de Vanderlei. O tento palmeirense esfriou demais o ânimo dos anfitriões, que a partir daí precisavam de uma vitória por 4 a 1 para ficar com o título. A situação só não ficou pior pouco depois porque nova batida de Assunção atingiu a trave de Vanderlei. O Coritiba ainda foi atrás de mais um gol, mas uma grande defesa de Bruno aos 32min, em ótimo chute de Anderson Aquino, esmoreceu de vez a equipe da casa. A partir daí, o Palmeiras apenas controlou o jogo e viu sua torcida soltar o grito de "é campeão" que estava preso há tanto tempo.
FICHA TÉCNICA - Coritiba 1 x 1 Palmeiras
Copa do Brasil 2012 - Final
Local: estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Data: 11 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Assistentes: Carlos Berkenbrock e Alessandro Matos
Cartões amarelos: Rafinha (CTB); Artur, Henrique, Marcos Assunção, Juninho e João Vítor (PAL)
Cartões vermelhos: Pereira (CTB) 
GOLS 
CORITIBA: Ayrton, aos 16 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Betinho, aos 20 minutos do segundo tempo  
CORITIBA: Vanderlei; Jonas (Ayrton), Démerson, Pereira e Lucas Mendes; Sérgio Manoel (Lincoln), Willian, Rafinha e Éverton Ribeiro, Roberto (Anderson Aquino) e Éverton Costa Técnico: Marcelo Oliveira
PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho Técnico: Luiz Felipe Scolari

IG ESPORTES