Entrevista com a atual secretária de educação Nazaré Nóbrega e o futuro secretário Sergio Lopes.


    Em entrevista na ultima sexta feira (16 de janeiro de 2015) a radio São Vicente FM 104,9 a então secretária de educação de São Vicente e Seridó, fez um balanço dos dois anos em que esteve à frente de uma das mais importantes secretarias do município. Um dos destaques da entrevista foi a ampliação do programa MAIS EDUCAÇÃO, que em 2012 estava  implantado em apenas uma escola e hoje o programa atende alunos de seis escolas do município, São Vicente, Seridó e zona rural. (Fizemos alguns reajustes na categoria no qual é de admirar o compromisso da prefeita Graciete com a classe de professores, em 2013 quando assumimos tínhamos um déficit com os professores de 22%  o qual em apenas dois anos a secretaria juntamente com Graciete conseguiu reduzir para 11%) disse Nazaré Nóbrega. Falou também de mobiliários e aparelhos  adquiridos quando secretária,  agradeceu a prefeita pela confiança depositada em sua pessoa e também a sua equipe  e a toda a população, (não existe educação sem dar o reconhecimento aqueles que fazem a educação, nesse sentido o meu objetivo foi alcançado) ressaltou Nazaré Nóbrega . Falou também da satisfação de entregar a pasta para uma pessoa que é educador e que se preocupa com a educação do município, na parte pedagógica falou que conseguiu seus objetivos, falou também do maior motivo de sua saída que é o fato de ter sua família residindo em outra cidade, o que invibializa a sua estadia no cargo.


Confira:


SEUS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS DURANTE ESSES DOIS ANOS FRENTE À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO?


Nós educadores sonhamos sempre com o melhor para a educação, nem todos os meus objetivos foram almejados, mas tenho certeza que na continuidade do nosso amigo e novo secretario Sergio Lopes que também é educador vai chegar e dar respaldo aos objetivos traçados por nossa equipe. Durante esses dois anos tentamos dar suporte aos Professores com o trabalho dos coordenadores nos planejamentos e na formação continuada do Pacto de alfabetização na idade certa, conseguimos montar uma excelente equipe de coordenação com planejamentos mensais, fizemos melhoramentos e isso é muito gratificante. Em minha gestão humanizei a educação de São Vicente e seridó. Tenho a sensação de dever cumprido principalmente na parte pedagógica, dos meus sonhos e projetos quando assumi a pasta em 2013, boa parte deles eu realizei.



NAZARÉ EXERCERÁ OUTRA FUNÇÃO, E DE QUE FORMA A SENHORA PRETENDE CONTINUAR CONTRIBUINDO COM A EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO?


Como falei, estive, estou e sempre estarei fazendo parte da educação de São Vicente e seridó, em fevereiro próximo, o meu grande amigo Sergio Lopes estará assumindo a secretaria, mas eu estarei lá firme e forte pra ajuda-lo e acompanha-lo, tenho a honra mais uma vez de estar assumindo uma importante pasta dentro da secretaria de educação que é a coordenação da educação infantil a qual sou especializada.


VOCÊ SAI COM A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO?


Eu acredito que quem pode verdadeiramente dar essa resposta é a população, mas eu saio com uma sensação muito boa, muitas escolas avançaram, melhoraram a parte educacional a estrutural, e nesse quesito estou sim com a sensação de dever cumprido.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por mim dar a vocação educacional, por ter passado em quase todas as áreas da educação, do ensino infantil ao fundamental ll, por ter feito tudo na educação, tenho muito orgulho de ser professora. Agradeço a minha equipe pos uma secretaria não é só o secretario e sim toda uma equipe que formam um élo. Agradeço a prefeita Graciete mais uma vez pela confiança, ela que esteve sempre nos ouvindo e nos atendendo tão bem.
Aos profissionais da educação o meu muito obrigado pela contribuição de cada um, meu eterno carinho aos que se empenharam pra fazer o melhor por nossa educação durante esses dois anos.

Frases de Nazaré Nóbrega:

“Humanizei a educação de São Vicente e seridó!”
“Não existe educação sem dar o reconhecimento àqueles que fazem a educação!”



ENTREVISTA COM O NOVO SECRETARIO SERGIO LOPES.




“Licenciado e especialista em física pela UEPB, iniciou os trabalhos como professor ainda muito jovem aos 17 anos, foi professor polivalente durante 9 anos na escola Severino Ramos, em seguida foi vice diretor da escola Raimundo Asfóra, professor de física e matemática na escola estadual Cicero Dos Anjos, diretor por 3 anos da D.Z.G., professor de física na escola José Miguel Leão em Campina Grande, na Luiz Gonzaga Burity em Soledade e agora secretario de educação de São Vicente e Seridó.”



O novo secretario de educação Sergio Lopes que assume o cargo no dia primeiro de fevereiro, começou a entrevista agradecendo a prefeita Graciete pela confiança e por reconhecer a capacidade dele Sergio estar a frente da educação do município, também aproveitou o espaço para agradecer a aceitação e o carinho dos amigos, ex-alunos e professores.


DURANTE ESSE PERÍODO DE TRANSIÇÃO O SENHOR JÁ PÔDE OBSERVAR COMO ESTAR A SECRETARIA, SERGIO PODE FAZER UM BREVE RESUMO DE COMO ESTA A PASTA NESSE MOMENTO?


Eu digo que sou uma pessoa de sorte, tudo acontece em nossas vidas na hora e no momento certo, estou recebendo a secretaria extremamente organizada, com toda a sua documentação em dia, uma equipe pedagógica bem montada, estruturada e que esta dando as mãos para que a educação flua bem no município e estou feliz com o que estou encontrando.


INICIO DO ANO LETIVO 2015 E MERENDA ESCOLAR


Sobre o inicio do ano letivo, Sergio Lopes falou que o calendário escolar esta na fase final de preparação e que faltam pequenos ajustes, mas os preparativos estão a todo vapor para que as aulas tenham inicio no dia 26 de fevereiro.
Quando questionado sobre a merenda escolar, o secretario ressaltou a excelente qualidade da merenda da rede municipal na qual o cardápio e montado por um nutricionista e que em sua gestão vai zelar para que isso tenha continuidade, alimentação de qualidade para nossos alunos.
Nazaré Nóbrega  elogiou o compromisso da gestão da prefeita Graciete com a merenda escolar (os recursos que o município recebe por parte do PENAE infelizmente não suprem a demanda das nossas escolas, por isso em contra partida a prefeitura foi muito fiel e nos ajudou muito para que pudéssemos oferecer uma alimentação de ótima qualidade durante esses dois anos).




MELHORAR A EDUCAÇÃO É UM ENORME DESAFIO ENFRENTADO POR TODOS OS GESTORES, MUITOS COM ÊXITO CONSEGUEM ELEVAR OS ÍNDICES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, COMO O Sr. ANALISA  A QUESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO?


Eu digo que muito boa, comparada a um tempo em que nossos alunos não tinha assistência, os profissionais trabalhavam aleatoriamente e que a educação se fazia com giz, professor e aluno, não se tinha acompanhamento pedagógico e o dialogo entre família e escola quase não existia, hoje a nossa educação se encontra em outro patamar, nossas escolas possuem ótimo material didático, quase todas com quadro de professores efetivos e formados em sua devidas áreas, disse Sergio Lopes que no fim da resposta repetiu que a educação de São Vicente e Seridó evoluiu muito.


EM SUA OPINIÃO, O QUE DEVERIA SER FEITO EM CARÁTER EMERGENCIAL PARA MELHORA AINDA MAIS A EDUCAÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO?


No meu ponto de vista, primeiramente zelar pelos 200 dias letivos do aluno e cumprimento da carga horária por parte de alguns profissionais da educação um outro ponto também é rever o plano de Cargos Carreiras dos profissionais e concluir o PME(Plano Municipal de Educação) esses são os pontos cruciais em que vou buscar da ênfase na minha gestão. Concluiu o secretario.


SOBRE O CORPO DOCENTE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA PREFEITURA EM RELAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS, EXISTE FALTA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO?


As escolas de nível fundamental ll não enfrentam esse problema, estão com seu quadro preenchido. No fundamental menor existe sim uma carência de profissionais tanto é que o processo seletivo feito no ano passado foi para suprir justamente essas vagas, mas isso com certeza não atrapalhará o inicio das aulas desse ano pos já estamos nos articulando para revermos estas questões.
Ainda na entrevista o novo secretario falou da estrutura e do número das escolas, dos objetivos e metas que tem em mente para reduzir alguns índices(reprovação e evasão) e elevar os que forem necessários em sua gestão e disse que esta pronto pra assumir o cargo e dará o melhor de si para a evolução da educação São Vicentina e Seridoense.
O secretario encerrou a entrevista fazendo um apelo aos pais para acompanhar sempre o comportamento dos seus filhos na escola, para que assim formem uma corrente entre; escola, aluno e família, e também fez um convite aos alunos para optarem pela rede municipal de educação.




Por: Etanio Fernandes  -  facebook.com/etaniofernandes