Pelo menos cinco penitenciárias paraibanas, dentre as 19 unidades prisionais existentes no estado, devem receber investimentos para projetos de ressocialização dos presos.
A verba faz parte de uma campanha do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, que promete liberar R$ 4 milhões para a criação de trabalho e geração de renda da população carcerária de todos os estados brasileiros.
Os repasses anunciados, entretanto, só chegarão aos presídios paraibanos caso haja aprovação de propostas enviadas ao Depen até o dia 2 de março.
A gerente executiva de Ressocialização do Estado, Ivanilda Gentle, informou que a portaria publicada pelo Ministério da Justiça, em relação ao assunto, já está sendo estudada.
As informações publicadas no edital afirmam que cada estado pode pleitear recursos para até cinco estabelecimentos penais, contanto que pelo menos um deles seja uma unidade feminina. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciaria, a Paraíba possui quatro unidades penitenciárias femininas