Serão atendidos 171 municípios, além dos 14 que são assistidos atualmente pelo convênio 101/2009.
Segundo o gerente de programas governamentais da Sedh, Luiz Lianza, a ampliação do PAA no Estado respeitou critérios definidos pelo MDS, que priorizou o atendimento de municípios cujos agricultores possuem Declaração de Aptidão Pronaf (DAP) e renda inferior a R$ 70.
"Como critério de seleção, tivemos também o recorte territorial realizado a partir dos Territórios da Cidadania, que interferiu na ordem de prioridade dos municípios. Foram selecionados, a partir destes critérios, 156 municípios. O Estado da Paraíba selecionou mais 15 municípios que não atendiam aos critérios previamente estabelecidos, totalizando 171 municípios na ampliação do Programa no Estado”, explica.
PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) garante o acesso à alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
O Governo do Estado da Paraíba implementa o Programa com doação simultânea. Ou seja, o PAA propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais e doa para entidades da rede socioassistêncial que distribui para famílias em situação de vulnerabilidade social.
heleno lima